As tendências do mercado de alojamento local para 2025 já estão a causar impacto! Estar à frente é essencial para prosperar neste setor competitivo. É por isso que recorremos à nossa equipa de especialistas em alojamento local da Beyond para saber o que está para vir.
Desde as preferências emergentes dos viajantes às estratégias de preços que o mantém competitivo, a nossa equipa partilha as suas principais previsões e dicas práticas para os anfitriões e gestores de propriedades arrasarem em 2025. Não importa em que fase se encontra o seu negócio de alojamento local , este é o conselho de que precisa para se manter à frente.
1.Conquistar mudanças de mercado com dados de procura em tempo real e automação
Julie Brinkman, CEO
2025 pertence àqueles que ouvem ativamente o que os viajantes procuram – em vez de confiarem em tendências ou paradigmas históricos. Os viajantes de hoje estão a utilizar as ferramentas mais recentes, como os planeadores de viagens de IA, para os ajudar a encontrar experiências únicas e memoráveis. Esta é uma oportunidade perfeita para os anfitriões conhecerem os viajantes onde eles estão, mostrando como a sua propriedade, espaço e comodidades são únicos. O alojamento local tem uma vantagem inerente sobre outros fornecedores de alojamento devido à sua natureza única, e cabe-nos a nós manter essa vantagem adotando as tendências dos viajantes. A única forma de o fazer é utilizar soluções inovadoras, alimentadas por IA, que automatizam insights em tempo real sobre experiências personalizadas e flexíveis que os viajantes esperam.
À medida que avançamos para 2025, a concorrência não é apenas entre operadores de alojamento local no mesmo mercado; é toda a indústria de estadias, desde hotéis a hostels, parques de campismo e glamp-sites. Competir de forma eficaz significa adotar e traduzir insights em tempo real para ir ao encontro dos desejos dos viajantes. Com base em dados e nas últimas tendências, sabemos que os viajantes desejam experiências autênticas e personalizadas que os liguem aos locais que visitam, e não apenas um local para dormir.
Desde a comunicação com os hóspedes à manutenção da unidade, passando pelos turnos de fornecimento até à imprevisibilidade do clima, um anfitrião tem de gerir centenas de entradas num determinado dia. E os anfitriões mais experientes estão a utilizar a tecnologia para automatizar as tarefas mais simples e complexas de gestão dos seus alojamentos. Os anfitriões de 2025 esperarão que as ferramentas que utilizarão tornem a sua vida mais fácil e rica, e não mais difícil e menos eficaz. Uma tecnologia que não só prevê, mas automatiza ações, é essencial para conquistar o mercado.
2. Como a tecnologia e o investimento vão moldar 2025
Maria Flores Portillo, CRO
Olhando para 2025, a confusão entre os hotéis tradicionais e os alojamentos locais (ALs) não só persistirá, como se intensificará, alimentada pelo interesse dos investidores em ambos os setores. Os investidores hoteleiros estão agora a explorar ativamente os ALs como ativos de crescimento, enquanto os operadores experientes de ALs estão a migrar para aquisições de edifícios inteiros para se protegerem contra alterações regulamentares. Esta tendência sublinha uma clara procura do mercado por opções de alojamento flexíveis e diversificadas — e está apenas a ganhar força.
A tecnologia, especialmente a IA e a aprendizagem automática, desempenharão um papel fundamental nesta mudança. Temos assistido a avanços impressionantes nas ferramentas de gestão de receitas que permitem decisões mais precisas e baseadas em dados em tempo real. Ao automatizar tarefas repetitivas, a IA está a capacitar os gestores de receitas para se concentrarem no crescimento estratégico em vez de apenas no trabalho operacional. Além disso, a capacidade da IA de prever a procura com dados em tempo real — em vez de depender apenas das tendências históricas — traz maior precisão. Isto muda completamente as estratégias de preços e ocupação, dando às empresas a resiliência para atravessar firmemente as mudanças do mercado.
Embora a gestão de receitas externalizada e as soluções tecnológicas básicas e económicas tenham ganho popularidade no ano passado, vejo esta tendência a desaparecer à medida que os operadores de AL se apercebem da necessidade de uma compreensão mais profunda da estratégia de receitas. Em vez de externalizar, as empresas precisam de investir em tecnologia que realmente simplifique a tomada de decisões e permita que as equipas internas mantenham o controlo da sua estratégia. Quando aplicada de forma eficaz, a tecnologia mais inteligente não opera apenas mil botões, alinha-se com os objetivos estratégicos de uma empresa e capacita as suas equipas. Esta mudança será essencial à medida que as empresas se adaptam a um modelo mais inteligente e sustentável no próximo ano.
Regulamentação Construtiva
Na Europa, as discussões regulamentares estão cada vez mais focadas na melhoria da qualidade e dos benefícios sociais dos RTS dentro das comunidades. Ao contrário de regulamentos incrivelmente restritivos como os da cidade de Nova Iorque, que muitas vezes beneficiam mais os hotéis do que os AL, as estruturas emergentes poderiam enfatizar a integração sustentável dos AL. Tais regulamentos poderiam apoiar os bairros locais, garantir elevados padrões para os hóspedes e promover um diálogo equilibrado entre os AL e a comunidade.
3.Autenticidade acima de tudo: a geração Z e os millennials exigem realidade nas experiências de viagem para 2025
Ryan Saylor,Diretor de Marketing de Produto:
No próximo ano, os viajantes da geração Y e da geração Z estão prestes a ser a maior força a moldar as viagens, trazendo consigo uma exigência inabalável de autenticidade e confiança. Com uma riqueza de opções que vão desde hotéis a ALs e tudo o que está entre eles, estes viajantes procuram experiências envolventes e partilháveis que correspondam às suas expectativas — e são rápidos a detetar quando as propriedades não cumprem as suas promessas online. As redes sociais aumentaram a consciencialização sobre a lacuna entre a “expectativa e a realidade”, onde os anúncios refinados por vezes revelam realidades decepcionantes na vida real. Os viajantes destas gerações estão mais atentos do que nunca ao enganador "catfishing" — onde as propriedades que parecem ideais nas fotos não correspondem às expectativas quando chegam.
O mais recente inquérito internacional de viajantes da Beyond sublinha esta mudança: quase 90% dos viajantes perderiam a confiança num alojamento se um anúncio apresentasse informações enganosas, e mais de dois terços partilhariam ativamente estas experiências nas redes sociais ou em fóruns de viagens online. Isto destaca uma previsão importante para 2025: os profissionais de hotelaria devem apresentar-se com ofertas transparentes e de alta qualidade que reflitam realmente o que é prometido online. As plataformas que priorizam anúncios honestos, avaliações fiáveis e recomendações de influenciadores terão uma grande repercussão entre este grupo demográfico, cuja preferência por momentos autênticos e partilháveis estabeleceu um novo padrão para experiências de viagem.
4. Vá onde os locais vão
Jess Kelso, Diretor Sénior, Segmento de Anfitrião
Em 2025, os viajantes aventurar-se-ão fora dos caminhos tradicionais e adotarão destinos únicos e pouco conhecidos que oferecem uma alternativa mais rica e pessoal aos pontos turísticos habituais. Imagine escolher Bilbau em vez de Barcelona, ou ir para Ulaanbaatar, Nairobi ou Madeira — destinos que estão agora mais acessíveis do que nunca, graças às novas rotas de voos diretos. Estes locais menos conhecidos podem ser incrivelmente atraentes para os viajantes preocupados com o orçamento, uma vez que geralmente proporcionam experiências significativas e acessíveis com um toque local. Com influenciadores de redes sociais a destacar estas joias escondidas, agora é a altura de viajar para lá – e chegar antes de todos os outros!
Para os proprietários de imóveis nestes destinos emergentes, esta mudança é uma grande oportunidade. Os hóspedes serão cada vez mais atraídos por lugares que oferecem algo único, indo além de coisas como a oferta de comodidades ecológicas, e procurando estadias onde possam criar ligações genuínas e sentir-se profundamente integrados na cultura local. Quer se trate de comprar produtos locais, recomendar cafés desconhecidos ou organizar experiências culturais imersivas, a fórmula vencedora é criar um ambiente que pareça acolhedor, personalizado e único.
Esta tendência é perfeitamente adequada para viajantes solitários que desejam retiros tranquilos, casais que procuram autenticidade acessível e grupos que desejam aventuras partilhadas que não sejam pré-embaladas. Para os anfitriões, receber hóspedes de todas as origens com uma abordagem nova e inclusiva será essencial no próximo ano. Em 2025, a experiência de viagem será uma verdadeira mistura de exploração, valor e ligação genuína.
5. 2025: O Ano de destaque das Estadias
Jeffrey Breece, Diretor de Gestão de Receitas e Ciência de Dados
Olhando para o futuro, o mercado de alojamento local está prestes a recuperar, particularmente nos EUA, prevendo-se um ligeiro crescimento anual. Espero que os mercados tenham um melhor desempenho em 2024, impulsionados por tendências que ecoam os padrões pré-pandemia, particularmente em 2019. Notavelmente, os prazos serão um pouco mais curtos, mas as curvas de reservas sazonais imitarão as de 2019, embora com uma mudança ascendente de cerca de 10% em relação ao crescimento dos preços, indicando uma mudança de volta às tendências históricas.
No entanto, nem todas as propriedades ou empresas de alojamento local verão este crescimento. Anúncios mais comuns, como imóveis básicos de dois quartos num subúrbio, podem enfrentar desafios este ano. Propriedades como esta enfrentarão dificuldades para se destacar e atrair hóspedes para reservas. Por outro lado, as propriedades maiores ou únicas que se destacam prosperarão – propriedades que podem acomodar grupos grandes, têm comodidades de destaque e até propriedades temáticas em destinos turísticos.
De acordo com os dados da Beyond, os anúncios com quatro ou mais quartos estão a registar o crescimento mais substancial ano após ano, juntamente com aqueles que apresentam comodidades diferenciadas. Os imóveis com tarifas premium de mais de 1.000 dólares por noite demonstraram uma resiliência notável, mantendo os seus níveis de rendimento mesmo no meio das flutuações.
Notavelmente, o desempenho do rendimento não é uniforme; compreender a elasticidade do mercado é crucial. Num mercado estável, saber quando ajustar as tarifas — diminuindo-as em dias específicos para aumentar as reservas e aumentando-as quando a procura é elevada — será essencial para maximizar as receitas.
2025 promete um crescimento renovado no setor de alojamento local, especialmente para aqueles que se concentram em aproveitar dados e insights para navegar no cenário em evolução. Ao investir em propriedades exclusivas e com elevada procura e ao adotar técnicas de preços estratégicos, as partes interessadas podem posicionar-se favoravelmente para o futuro.
6. A chave para o crescimento da receita está em estratégias razoáveis de tarifa média diária (ADR)
Marki Carlson, Gestor de Sucesso Estratégico do Cliente
Para maximizar os lucros no próximo ano, manter as suas Tarifas Médias Diárias (ADR) equilibradas será fundamental. Os preços justos impulsionam as reservas, aumentam a ocupação e atraem os viajantes preocupados com os preços de hoje, que enfrentam elevados custos de consumo e inflação. Com os viajantes cada vez mais focados em obter o melhor valor, uma estratégia de ADR bem pensada garante que a sua agenda fica preenchida e os hóspedes sentem que o seu dinheiro rende mais.
Considere também ADR razoáveis para reservas futuras. Isto reduz a necessidade de descontos de última hora, que podem criar expectativas irrealistas para os hóspedes que regressam. Com preços inteligentes agora, irá atrair reservas estáveis e criar uma estrutura tarifária forte e preparada para o futuro.
À medida que a ocupação aumenta, a flexibilidade com os requisitos de duração da estadia será crucial, especialmente se as suas tarifas forem mais elevadas. Os hóspedes de hoje estão a sentir pressão financeira de muitos ângulos e querem uma boa relação qualidade-preço. Se não conseguirem encontrar no mercado interno, podem começar a procurar opções internacionais, onde geralmente consideram os preços mais atrativos e o seu dinheiro rende mais.
Já vi esta estratégia funcionar em vários mercados de alojamento local, principalmente em áreas mais tradicionais, como o Panhandle da Flórida e a Costa do Golfo do Alabama. Mesmo com ADRs mais baixos, as propriedades nestas regiões tiveram um aumento de 29% nas receitas durante o pico da época de verão (junho a agosto) e até 44% no período de maio a agosto, em comparação com o ano passado. Isto mostra que, mesmo com ADR mais baixos, a receita ainda pode superar as expectativas.
Para que tendências de alojamento local se está a preparar para 2025? Assuma o controlo da sua estratégia de gestão de receitas para o próximo ano e trabalhe com a Beyond hoje mesmo!