Já se perguntou o que está a alimentar o seu sistema de gestão de receitas? É tudo uma questão de dados. Mas aqui está a diferença: nem todos os dados são criados iguais.
Um sistema de gestão de receitas que utiliza dados que não foram revistos e avaliados quanto à precisão é uma prática perigosa. Isso pode resultar numa visão imprecisa da procura do mercado.
Recentemente, exploramos os diferentes tipos de dados de alojamento local disponíveis para destacar a importância de dados precisos e de alta qualidade, e continuamos esta série para chamar a atenção para outro aspecto importante da qualidade dos dados: a limpeza.
Foco no alojamento local
Muitos tipos diferentes de software no setor de alojamento local usam dados extraídos, ou dados que são literalmente retirados de páginas da web e de sites de agências de viagens online (OTA), como Airbnb, Booking.com e Vrbo. Esse tipo de dados pode fornecer informações sobre preços publicados e disponibilidade de dados no calendário, mas também pode incluir aluguer de longa duração publicados nesses sites.
Os dados de ocupação de alojamento de curto prazo podem ser deturpados quando combinados com dados de ocupação de aluguer de longa duração, por isso é importante usar um software que possa diferenciar os dois com base nos requisitos de estadia mínima. Aqui está um exemplo de como a ocupação de curto e longo prazo pode impactar um mercado:
Neste gráfico, podemos ver como os alojamentos com requisitos de estadia mínima de longo prazo e requisitos mistos de estadia de curto e longo prazo podem impactar a visualização do total de alojamento num mercado.
Aqui está uma ilustração da ocupação futura para esse mesmo mercado. O impacto da baixa ocupação nos alojamentos de longa duração está a ter um impacto na visão total da ocupação no mercado quando combinada com alojamento local.
Na Beyond, a nossa equipa de ciência de dados trabalha para garantir que a ocupação de aluguer de longa duração não represente erroneamente a ocupação no mercado, uma vez que estes muitas vezes não estão disponíveis para hóspedes que procuram estadias inferiores a 28 dias. As propriedades também não são alugadas exclusivamente por períodos curtos ou longos e os requisitos de estadia mínima podem variar muito de dia para dia. É também por isso que é importante que uma ferramenta de preços dinâmica identifique os requisitos de estadia mínima para cada alojamento num mercado por dia.
💡 Já perguntou ao seu parceiro do sistema de gestão de receitas se eles excluem os dados de aluguer de longa duração ao definir preços de alojamento local?
Atualização de dados
Os sistemas de gestão de receitas e os fornecedores de dados de mercado têm a tarefa de recolher e analisar regularmente milhares de milhões de pontos de dados provenientes de muitas fontes diferentes. O processo de atualização desses dados muitas vezes pode levar muito tempo, às vezes dias a fio. Os mercados de alojamento local reagem frequentemente a elementos como anúncios de eventos e mudanças na procura com bastante rapidez, por isso é importante compreender com que frequência o seu sistema de gestão de receitas recolhe, analisa e processa estas diferentes fontes de dados.
Na Beyond, o nosso “pipeline de dados”, como o chamamos, é atualizado a cada 24 horas para todos os mercados em todo o mundo! Isso ajuda a garantir que os seus alojamentos usem sempre os dados de mercado mais recentes para preços precisos.
💡 Sabe com que frequência os dados do seu sistema são atualizados?
O impacto dos blocos de calendário
Ao usar dados extraídos, os blocos de calendário nos calendários podem criar confusão nos dados. Os dados extraídos analisam calendários disponíveis publicamente em sites de OTA, mas uma data indisponível pode ser reservada ou bloqueada (normalmente devido à estadia do proprietário ou motivo de manutenção).
As ferramentas básicas de preços dinâmicos leem esses dados como noites “reservadas” para a propriedade, o que pode inflacionar os dados de ocupação dessa propriedade e, portanto, do restante mercado.
Na Beyond, a nossa equipa de ciência de dados tem trabalhado para detectar e excluir datas de calendário bloqueadas de fontes de dados de extração OTA. Isso garante que tenhamos sempre uma imagem precisa dos dados de mercado, sem os inflacionar.
Interessado em saber mais sobre os dados que alimentam o seu sistema de gestão de receitas? Agende uma consulta gratuita hoje!